sábado, 15 de setembro de 2007

Interlogos 2007



InterLogos 2007 Seminário sobre Saberes do Conhecimento na Economia da Informação
Rio de Janeiro
20 e 21 de setembro de 2007

Não perca a 6a. edição do Interlogos, evento realizado nacionalmente desde 2003
Evento destinado ao Gestor Informacional e Organizacional Administradores, Consultores, Bibliotecários, Arquivistas, Analistas, Profissionais de TI, Qualidade e Gestores do Conhecimento, que buscam histórico de sucesso e melhores práticas com tecnologias e metodologias para projetos de Gestão do Conhecimento, Informação e Documento.

PROGRAMA - Quinta-feira 20 de setembro de 2007
De 9:00 as 12:00 hs
Painel 1: Desafios e Tendências da Ciência da Informação na Sociedade do Conhecimento

Palestrantes: Lena Vânia Pinheiro Ribeiro - Dra. em Comunicação e Cultura, UFRJ/ECO
Isa Maria Freire - Dra. em Ciência da Informação, IBICT - UFRJ/ECO
Rosali Fernandez de Souza, Ph.D. Information Science, Polytechnic of North London / Council for National
Academic Awards (CNAA) atual University of North London, Inglaterra.

Moderador: Cláudio Starec, Diretor da Faculdade Senac Rio / Mestre em Ciência da Informação IBICT/UFRJ e doutorando em CI pelo IBICT/UFF

Abordagem : Analise dos cenários, perspectivas e possibilidades da Gestão da Informação e da organização do conhecimento pelo olhar da Ciência da Informação na Sociedade da Informação, do conhecimento e do aprendizado.



Painel: Gestão de Inteligência nas Organizações

De 14:00 as 15:00 hs

Palestra: Como transformar Informações em ações

Claudio Starec, Jornalista - Formado em Comunicação Social; Doutorando em Ciência da Informação IBICT/UFF; Mestre em Ciência da Informação IBICT/UFRJ; Especialista em MKT e MBA em Marketing pela FGV-RJ; Especialista em Inteligência Competitiva pela UFRJ; Repórter especial da Manchete, CNT, Band, SBT e Record; Diretor da Comunicare Educação Corporativa; Ex Diretor de Marketing da Universidade Estácio de Sá e dos Campi Madureira, Nova América, Rebouças e Centro I da Estácio; Professor da FGV, ESPM, Idealizador e x coordenador da Pós-graduação em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva. Organizador e co-autor do livro Gestão Estratégica da Informação e Inteligência Competitiva. Diretor Geral da Faculdade Senac Rio


De 15:00 as 16:00 hs

Palestra: Como estruturar uma área de Inteligência Competitiva: sucessos e fracassos

Elizabeth Braz Pereira Gomes, Sócia da Gomes e Braga Consultoria em Sistemas de Gestão - Dra em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva pela Coppe/UFRJ e Coordenadora de Conteúdo e Publicações da SBGC.

Abordagem: Análise e estudo de casos quanto aos novos modelos organizacionais diante da Inteligência Competitiva de organizações publicas e privadas visando o apoio a tomada de decisão.

De 16:00 as 16:45 hs
Palestra: A Gestão do Conhecimento como condição capacitadora do aprendizado Organizacional de segunda ordem

Fernando Goldman, Presidente do Pólo - RJ da SBGC – Atua na Superintendência de Empreendimentos de Transmissão de FURNAS, é pesquisador associado do GESEL - Grupo de Estudos do Setor Elétrico do IE/UFRJ. Engenheiro Eletricista pela UFRJ, com especialização em Gestão Empresarial pela FGV. É Mestrando em Engenharia de Produção, com linha de pesquisa sobre Conhecimento e Inovação Tecnológica, na UFF. Foi professor nas Universidades Santa Úrsula e Veiga de Almeida, ministrando, atualmente, cursos profissionais nas áreas de Gestão do Conhecimento e Setor Elétrico Brasileiro.

Abordagem: Aquilo que Snowden e outros pensadores vêm definindo como a 3ª Era da Gestão do Conhecimento, se apresenta como condição capacitadora do Aprendizado Organizacional, um dos conceitos fundamentais sobre o qual está alicerçado o “Modelo de Excelência da Gestão” da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ.


De 16:00 as 16:45 hs
Palestra: O caso do SICSFECOM – Sistema de Inteligência Competitiva

Frederico Novaes, Gerente do e - Centro de Informática e Telecomunicações do Senac Rio - Mestre em Ciência da Computação pela Coppe/UFRJ. Caso SICSFECOM/BID – Senac Rio.


De 18:00 as 18:30 hs
Palestra: Consultoria, Oportunidades e Sucesso para Profissionais da Informação


Todeska Badke, Graduada em Biblioteconomia pela UFES/ES, Mestrado pela UFMG/BH com Especialização pelo IBICT/RJ. Especialista para Gestão Comercial de Negócios para Tratamento de Acervos (Arquivos e Documentos e Informações). Ministra cursos, palestras e seminários para empresas públicas e privadas em todo o Brasil com aproximadamente 4.000 profissionais treinados. Presidente da SBGC - Pólo ES – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.

Abordagem: Consultoria inovadora e sucesso e oportunidades para profissionais de informação; Mudança de Mercado e Futuro; Mercado em transição: Pressões e desafios; O profissional contextualizado no cenário da informação; Visão sobre oportunidade e gestão de talento; Motivação pessoal e entusiasmo; Projeto na Carreira Profissional da Informação.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano



PROGRAMA – Sexta – feira 21 de setembro de 2007
De 9:00 as 9:30 hs
Palestra: Profissionais da Informação : refletindo sobre liderança.
Ligia Paixão, Bibliotecária, Pós-graduada em Documentação Cientifica pelo IBICT-UFRJ, em Gestão Estratégica de Serviços pela FGV-EPGE, Presidente do CRB-7 RJ - Conselho Regional de Biblioteconomia. Coordenadora e Professora do Curso de biblioteconomia e Diretora do Sistema de Bibliotecas da Universidade Santa Úrsula. Especialista e consultora em planejamento, organização e automação de bibliotecas.

Abordagem: Descreve a liderança e suas facetas relacionadas aos profissionais da informação. Enfatiza a importância dos aspectos psicológicos e sociais a serem observados em processos de liderança nas unidades de informação e traça o perfil ideal dos profissionais da informação - líderes no século XXI.

De 9:30 as 11:00 hs
Palestra: Os desafios e tendências em Gestão do Conhecimento – apresentação de Cases
Eduardo Lapa, diretor da TW Services. Tem formação em Tecnologia de Informação, pós graduação em Gestão de Negócios e cursos de especialização nos temas de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento. Autor do livro “Gestão de Conteúdo como apoio a Gestão do Conhecimento” e co-autor de outros 3 livros relacionados ao tema Gestão do Conhecimento. Membro-fundador da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão de Conhecimento, tendo participado da sua direção de 2003 e 2007.

Abordagem: Esta palestra visa expor como se comporta o mercado de Gestão de Conhecimento no Brasil e quais são as principais evoluções e tendências de acordo com pesquisas acadêmicas e empresariais. Visa também desmistificar o tema Gestão do conhecimento apresentando os principais fatores críticos de sucesso na implantação das práticas e GC.
Não será seu foco mostrar verdades absolutas e nem ser um desfile de teorias modernas sobre GC, mas visará fazer relações entre fatores decisivos na condução e implantação de práticas de GC.

De 11:15 as 12:00 hs
Palestra: Comunidades de Prática um Instrumento Efetivo de Gestão do Conhecimento
Cristiano Rocha, É mestre em Informática na área de Inteligência Artificial pela PUC- Rio em 2003. Sua dissertação de mestrado versou sobre a descoberta de conhecimento em bases organizacionais e buscas semânticas, com artigos publicados nos mais importantes eventos internacionais da área. Completou sua graduação em Engenharia de Computação, em 2000, pela PUC Rio, tendo cursado um ano do curso no departamento de Ciência e Computação da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD). Cristiano vem trabalhando em projetos na área de Gestão do Conhecimento desde 2000. Atualmente é diretor e consultor da Milestone, empresa especializada na área de Gestão do Conhecimento, pela qual já executou projetos na Xerox, MSPA, Instituto Fraunhofer (Instituto de pesquisa alemão), TCE, TSE, Petrobrás, entre outras organizações.

Abordagem: A implantação de Comunidades de Prática Virtuais, suas Bases de Conhecimento e Taxonomias, envolve atividades que vão desde o planejamento metodológico da iniciativa até o desenvolvimento e customização da solução tecnológica utilizada.

De 14:00 as 14:50 hs
Palestra: Biblioteca Virtual do Setor Elétrico e a Gestão do Conhecimento
Prof.Dr. Nivalde J Castro, Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974). Mestrado em Economia da Industria e da Tecnologia pela UFRJ (1985). Doutor em Educação pela UFRJ (1996). Professor do Instituto de Economia da UFRJ. Coordenador do NUCA - Núcleo de Computação e do GESEL - Grupo de Estudos do Setor Elétrico. Desenvolve pesquisas nas áreas de sociedade da informação, tecnologias da informação aplicadas ao ensino superior e, com mais ênfase, na análise da dinâmica do setor elétrico do Brasil.

Abordagem: Como o uso de recursos e de metodologias da Tecnologia da Informação e Comunicação contribuiu para conseguir atingir e superar os objetivos definidos inicialmente, propiciando a criação de uma comunidade virtual de especialistas no Setor Elétrico Brasileiro.

De 14:50 as 15:30 hs
Palestra: Serviços da Biblioteca Virtual do Consulado Americano
Almerita Sousa, Bibliotecária, Diretora do Centro de Informação e Pesquisas (IRC) do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro

Abordagem: Apresenta os serviços disponíveis e disponibilizados para profissionais, existentes no Information Resource Center – IRC - do Consulado. O IRC é a primeira biblioteca virtual do Rio de Janeiro aberta ao público gratuitamente

De 15:30 as 16:30 hs
Palestra: Estudo de Caso - Estruturação do Centro de Referencia do Documento e da Informação – CDI com Novas Tecnologias em workflow, GED, RFID, e Tabela de Temporalidade Documental para o ROII - Retorno sobre Investimento em Informação.

Romoaldo Zacarias, Bacharel em Ciências Contábeis, Analista em Organização e Sistema e Métodos, Especialista em Gestão do Conhecimento e Informação e Documento com formação em instituições como Fundação Álvares Penteado – SP e FGV - RJ. Prêmios: Profissional do Ano 1998 CENADEM, Best Choice Lótus / IBM – Brasil 1998, 1999, 2000 e 2001 e Finalista do Best Choice 2002 – Orlando USA – Categoria Knowledged Management. Diretor da SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, Assessor da Associação dos Arquivistas do Espírito Santo. Diretor do Instituto UniLógos de São Paulo. Palestrante e instrutor com aproximadamente 3.600 profissionais treinados e consultor mais de 558 Projetos Organizacionais e Informacionais realizados no Brasil e Exterior.

Abordagem: – A palestra apresenta o MODELO DE IMPLANTAÇÃO do CDI – Centro de Documentação e Informação como gestor de inovação e vantagem competitiva. Descreve a aplicação de Novas Tecnologia como Certificação Digital, GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos, RFID – Radio Frequency Identification - Workflow – Gestão de Arquivos e Documentos com Tabela de Temporalidade Documental - TTD.

De 17:00 as 18:00 hs

Palestra de Encerramento: Canais encantados dos Saberes e Conhecimentos totais


Maria Ângela Soares Lopes, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Pedagoga. Facilitadora e Consultora nas áreas gerencial e educacional, com destaque em inteligência triádica e desenvolvimento de competências. Tem artigos publicados e trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal em exercício na Universidade de Brasília.

Abordagem: A palestra apresenta de maneira teórico- prática a relação existente entre gestão do conhecimento; canais encantados para construção e gestão de conhecimento, informação e saberes; resultados organizacionais, pessoais e societários. A palestra trata de como a gestão e auto-gestão do potencial lógico, o analógico e o operacional, podem melhor servir ao desenvolvimento de pessoas e organizações. Relata quais são e como funcionam os canais encantados de comunicação, dos conhecimentos e saberes totais.


Informações e Inscrições para o evento Interlogos ES 2007
Rio de Janeiro, 20 e 21 de setembro de 2007
Local do Evento: SENAC Rio – Auditório – Rua Marques de Abrantes, 99 - Flamengo - Rio de Janeiro – RJ
Horário do Evento: de 09:00 horas às 18:00 horas
Informações pelo telefone-fax: (27) 3223-4537 e (27) 9249-2367– com Todeska
e (27) 9907-5955 André Malverdes
Atendimento por telefone: de 14.00 as 18.00 hs
ou pelos e-mails: interlogos2007rj@gmail.com e todeska@planetarium.com.br
Valores do Investimento
Como Participar: Depósito bancário em nome de: Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo – AARQES
- CNPJ 07.786.595/0001-00 - Inscrição Isenta –
Endereço: Av. Alziro Zarur 470 – s/loja 06 Mata da Praia - Vitória – Espírito Santo CEP: 29.060-350
Dados Bancários: CEF Caixa Econômica Federal agência 662-9 UFES, Operação 003, conta corrente 213-0
DESCRIÇÃO
Pagamentos efetuados até
14/09/07
Pagamentos efetuados de
15/09/07 a 19/09/07
Pagamentos efetuados a partir de 20/09/07
Profissional - Empresarial ou Individual
R$ 350,00
R$ 450,00
R$ 550,00
Estudante de Pós-graduação
R$ 150,00
R$ 200,00
R$ 250,00
Estudante de Graduação
R$ 100,00
R$ 150,00
R$ 200,00
Nestes valores estão inclusos: Material didático, Certificado e Coffee-break.

Descontos de 10% para inscrições para pessoa física:

1. Os Bibliotecários em dia com o CRB-7 (Conselho Regional de Biblioteconomia do Rio de Janeiro) no ano de 2007.
2. Os associados da AARQES – Associação dos Arquivistas do Espírito Santo e associados de toda e qualquer das Associações de Arquivistas, em dia com a anuidade de 2007.
3. Os associados em dia com as obrigações junto a SBGC– Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento no ano de 2007.

Para confirmação da inscrição enviar para a Coordenadora Técnica do Interlogos RJ 2007 da AARQES – Associação dos Arquivistas do Espírito Santo via Tel - FAX (27) 3223-4537 ou pelos e-mails: interlogos2007rj@gmail.com e todeska@planetarium.com.br
as seguintes informações:

1. Copia do comprovante de deposito bancário e ou data de depósito e número de autenticação bancaria:
2. Dados do INSCRITO: Nome completo do participante, Empresa ou Instituição, Cargo/ profissão, Telefone e E-mail
3. Dados para emissão de comprovante de pagamento: nome completo da empresa, CNPJ, endereço completo para envio do documento fiscal.

Estudantes devem enviar com o comprovante de pagamento, o comprovante de matrícula de 2007.
Atenção: Não haverá devolução de valores para o inscrito desistente. O inscrito poderá ser substituído por novo participante, com 48 horas de antecedência, quando informada via e-mail ou fax.
COMISSAO ORGANIZADORA:
Todeska Badke todeska@planetarium.com.br e André Malverdes malverdes@gmail.com
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Telefones: (21) 2262-9700 / 2220-6370
e.mail: marcio@gvtur.com.br
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